terça-feira, 31 de março de 2009

"Óbidos : Um verdadeiro estado de espirito..."


“Terra de Rainhas” Óbidos é um concelho localizado a pouco mais de 70 km de Lisboa. Constituído por 9 aldeias e situado no distrito da Leiria, é limitrofe com os concelhos das Caldas da Rainha, do Bombarral, de Peniche e da Lourinhã, cuja harmonia paisagística é uma realidade inconfundível. Integrado na região Oeste, goza de uma ruralidade impar, a par com a proximidade do mar e enriquecida por um importante património histórico e cultural, de várias épocas, mas principalmente da época medieval que lhe dá um cunho mágico. A Vila com o seu castelo medieval, as ruas e ruelas, as igrejas, o chão calcetado , a gastronomia e o artesanato, a par com outras características, tornam-no como um destino apetecível e para muitos residência permanente . Diria que Óbidos é de facto um lugar de magia, de sonho , mas real e palpável. É bom viver em Óbidos. A linda lagoa de Óbidos. As praias banhadas pelo Atlântico. É bom o aroma do ar, que compõe de forma única uma fragrância inigualável, onde o odor do campo se mistura de forma harmoniosa com o cheiro a mar. Até nisso é mágico. Com uma população residente extremamente afável e hospitaleira, cada uma das freguesias tem as suas características únicas e as suas lendas, algumas verdadeiras. Estou-me a lembrar de Olho Marinho, onde Dom Pedro e Dona Inês de Castro por lá viveram parte da sua história de amor, mundialmente conhecida. Muitas outras histórias existem por descobrir naquelas nove freguesias e naquela magnífica Vila das Rainhas de Portugal.

Diria que nos últimos 7 anos o desenvolvimento chegou aquele concelho. A visão estratégica de alguém que viu Óbidos com o coração, permitiu que a animação cultural fosse uma realidade. Hoje pudemos assistir em Óbidos ás semanas da ópera, á feira medieval, ao festival do chocolate, à inesquecível encenação da Semana Santa, entre muitos outros eventos. Mas também o investimento imobiliário foi necessário e uma realidade incontornável para o progresso, os campos de Golf, os Centro Hípicos, os Hotéis de Luxo que foram cuidadosamente plantados em Óbidos, permitindo um desenvolvimento sustentado e harmonioso deste magnífico concelho. Hoje Óbidos é um concelho apetecível para o investimento, com um potencial de valorização dos maiores do mundo. Hoje, ingleses, irlandeses e tantos outros estrangeiros, que habitualmente designavamos por “não residentes”, fixaram a sua residência neste concelho, escolhendo-o para viver e para realizar os seus investimentos. Muitos optaram por reabilitar casas antigas, “casas com alma”, de forma a melhor se integrarem junto das gentes locais e darem o seu contributo na preservação daquele património.
CARLOS PINTO MACHADO

Convidamo-lo (a) a dar a sua opinião sobre este maravilhoso concelho, sobre o dia a dia dos Obidenses e porque não, sobre o futuro que desejaria para Óbidos e para os seus simpáticos habitantes.